sábado, 25 de abril de 2009

Tertúlias

Bom feriado a todos.

Esta semana, depois de termos iniciado a tertúlia (em mesa redonda) com uma conversa sobre os motivos que a ela nos levaram, o tema inicialmente sugerido foi a economia. Falamos das origens do socialismo e do capitalismo, já não sei bem como discutimos o nome das nossas instalações, mas acabámos por ir ter ao 25 de Abril, e foi respondida a inevitável questão: "Onde estava no 25 de Abril?" (JMBC estava em Mafra a fazer a especialização em infantaria.)

No fim da profícua e estimulante primeira tertúlia ficou decidido que todas as semanas estabeleceremos um tema para discussão para a semana seguinte.
Para a próxima 4ª feira, dia 29 de Abril, o tema será: o amor. Logo veremos para onde a palavra tão vasta e plena de significado(s) nos encaminhará...

Entretanto, foi proposto pelo Tiago Valentim que todas as semanas cada um levasse um livro, disco, filme ou revista, preferencialmente relacionado com o tema, que gostássemos de partilhar com a comunidade bettencouriana. O Tiago deu a conhecer a revista "Courrier Internacional", em edição portuguesa, que, segundo o próprio, traz artigos interessantíssimos sobre a actualidade escritos de forma acessível.

Já sabem, 4ª feira, às 14horas.
Continuação de bom fim-de-semana.
Helena Braga

Ps. Têm havido uns problemas em aceder ao espaço do aluno (musue2), mas se seguirem o link à esquerda vão lá ter sem desvios divinos.

4 comentários:

Ana Lúcia Carvalho disse...

O amor parece-me um bom tema, posso prever uma grande e interessante conversa. Tenho a dizer que, apesar de não ter ficado até ao final, gostei muito da primeira tertúlia, só acho que foi pena estar tão pouca gente a assistir. Enfim, esperemos que para as próximas semanas haja mais aderencia.

Se não foi abuso da minha parte, gostaria que houvesse uma tertúlia sobre a religião. Estou bastante curiosa por saber o parecer do prof. JMBC sobre várias problemáticas relaccionadas com esse tema.
:)

Luís Henriques disse...

O tema "Religião" daria, a meu ver, para as tertúlias até ao final do ano, tal a riqueza e diversidade.

Rita P Faleiro disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Rita P Faleiro disse...

Sim, tenho de concordar quer com o Luís quer com a Ana, "Religião" seria um bom tema, se bem que tenho a certeza de que seria extremamente controverso, uma vez de que é uma área onde, apesar de ninguém ter autoridade para dizer "estás certo/a" ou "estás errado/a", todos parecermos determinados em mostrar que somos nós os correctos - quer acreditemos quer não acreditemos...

Tenho pena de não poder estar presente nestas tertúlias, sobretudo com temas que se adivinham interessantes (Amor e Religião são de facto "sumarentos", passando a expressão).

Enfim, resta-me esperar que esta semana seja também interessante visto que vou poder estar em Évora nessa altura. Pode ser que consiga ir.

Parabéns pela iniciativa, é importante e interessante termos este espaço de debate. É pena não ter sido antes... =( Mas mais vale tarde que nunca!! :)