quarta-feira, 10 de junho de 2009

Conferência - "Estratégias para o Ensino da Orquestração a Estudantes de Composição"

Conferência

« Estratégias para o ensino da orquestração a estudantes de composição»

Doutor Roberto Alejandro Pérez (UnIMeM, Escola Superior de Música de Lisboa)
19 Junho – 16h30,
Colégio Mateus de Aranda


Resumo:
Entre o tratado de Berlioz e o livro de Wellington Gomes referindo algumas das estratégias orquestrais dos compositores da Escola da Bahia, encontra-se uma quantidade significativa de material destinado a informar, e acompanhar a formação do músico que quer, ou necessita, ou deve conhecer a arte da escrita para orquestra. Parto do princípio de que todo material, clássico, publicado até os dias de hoje, é válido, pertinente e por contraditório que pareça, actual.
Entre o recurso à análise de partituras clássicas até os exercícios de despiste, baseados nos erros (ou inconveniências) mas frequentes, observados em partituras de jovens estudantes, existe um universo de estratégias inesgotáveis.
Critério e fantasia, “Arco e Lira”, ao serviço da pedagogia.

Bio:
Aluno de piano de Zbigniew Neuhoff, aluno de composição de Jacobo Ficher. Licenciado em Música (direcção de orquestra) pela Faculdade de Artes e Ciências Musicais da Universidade Católica Argentina. Doutorado pela Universidade de Évora. Professor em Universidades Argentinas, Brasileiras e Portuguesas (UCA, UFBA, UMSA, UA), Escola Superior de Música de Lisboa. Como Maestro: carreira profissional na República da Argentina, Brasil, Portugal, Espanha, Itália, República Checa. Como Compositor: obras estreadas na República Argentina, Brasil, Portugal e Itália.

1 comentário:

eco... disse...

Não pude deixar de comentar...

É um excelente projecto esse das Conferências... Já que a UE se encontra a alguma distância da metrópole, "levar" a metrópole à UE é uma ideia bastante louvável.

Outro aspecto em que eu gostaria de comentar, já que de súbito arrancaram o post deste blog, mas que se insere bem neste tema, é uma ideia que foi proposta numa carta referente a sugestões para uma melhoria na qualidade do ensino e do ambiente do departamento. Falo da ideia referente aos intercâmbios entre os estudantes das diversas universidades do país, facto que eu espero que se venha a concretizar num futuro muito próximo (em menos de 3 anos, já que para aqui concorro). Desconheço se foram tomadas decisões relativas a esse documento e quais foram e tenho curiosidade em saber como terminaram as negociações (se é que já terminaram).

Continuação de bom trabalho!
Cláudia Lopes, concorrente aos cursos de Composição e Musicologia.